Monday, March 3, 2008

Antônio José da Silva Gordo

Foto com seu filho Adolfo Affonso, futuro senador da República

Antonio José da Silva Gordo nasceu por volta de 1805 em Valença do Minho, Portugal, filho de Mariana Afonso da Silva.

Acredita-se que chegou ao Brasil aos 14 anos de idade. Diz a lenda familiar que teria fugido de casa por sofrer maus-tratos do pai.

Eu tenho uma hipótese diferente. Durante a Revolução do Porto, várias pessoas foram presas. Entre essas pessoas, se encontrava um senhor de sobrenome da Silva Gordo, que passou creio que 50 anos emprisionado, por ser republicano. (Eu tenho mais detalhes de uma pesquisa que fiz em Lisboa na década de 90, que prometo que vou procurar e colocar aqui). Os republicanos geralmente eram maçons pois a Igreja acreditava no direito divino dos reis.
Antônio José chegando ao Brasil foi recebido no seio de várias familias republicanas. Acredito que tiraram os filhos do revolucionário do Porto e os esconderam para que pudessem fugir de perseguições. Na minha hipótese, Antônio José veio recomendado ao Brasil a pessoas que não só pssuiam os ideais republicanos, como também eram maçons.

Antônio José casou-se pela primeira vez com Francisca de Assis Negreiro Leite, viúva do Capitão Manoel Ferraz de Campos, com quem teve 6 filhos: Ana Candida, que foi casada com Francisco de Paula Salles, com quem teve um fillho, Manoel Ferraz de Campos Salles, segundo Presidente Civil da República dos Estados Unidos do Brasil; Francisco; João; Joaquina; Jesuína e Maria.

Do casamento de Antônio José e Francisca nasceram 6 filhos: Marianna, nascida em 1830, que foi casada com Carlos Bartholomeu de Arruda Botelho, irmão do Conde de Pinhal (avós de minha avó Calu - Carolina - Botelho - Nardÿ da Silva Gordo); Antônio José, filho, nascido em 1831, que foi casado com Maria Ferraz de Barros; José Antônio, nascido em 1832 e falecido em 1868, que foi casado com Lucrecia Leme ferreira (avós de meu avô José da Silva Gordo); Anna Miquelina; Francisca e Antônia.


(post em construção)






1 comment:

Unknown said...

Adolpho
Sou tambem sua prima.Meu avô Lulu Gordo. filho de Antonio José da Silva Gordo Filho e de Maria Ferraz de Barros gostava muito e conhecia profundamente todos os parentes e contribuiu muito para o estudo deles.Renata, minha prima irmã, descobriu voce ai nos Eua e tambem tenho interesse nesse ramo.Quando vc tiver novidades , por favor coloque na sua arvore...Abraços